Saiba como proteger a equipe e trazer mais credibilidade nos laboratórios de análises clínicas
Realizar exames faz parte da rotina de toda pessoa. Os de análises clínicas, por exemplo, são os mais comuns e geralmente feitos pelo menos uma vez ao ano como forma de prevenção. Não é para menos que o número de laboratórios cresce a cada ano, mas, como conseguir destaque no meio de tantas opções?
Em primeiro lugar é necessário ter a equipe qualificada e exames que forneçam confiança ao cliente. Quanto mais controles de qualidade por exemplo, mais credibilidade vai transmitir. Outro ponto importante, é mostrar ao paciente que o laboratório sabe o que está fazendo, desde o cadastro com as orientações, até no momento da coleta e entrega do resultado.
Para auxiliar neste momento, além dos itens já citados, é muito importante manter a equipe uniformizada. Trabalhar com a área da saúde requer zelo com o paciente, e este zelo começa com a apresentação da equipe que vai atendê-lo.
Na recepção por exemplo, o uso de uniformes além de trazer mais segurança para o paciente, vai demonstrar que aquele local é organizado e que os riscos de acontecer algum problema com os exames vai ser quase nulo. É claro que junto dos uniformes, o atendente deve estar em harmonia, com os cabelos bem penteados e um sorriso na hora do atendimento.
Depois do cadastro, quando o paciente se encaminha para coleta, os coletadores devem estar devidamente uniformizados com jalecos de manga comprida e luvas. Isso com certeza trará confiabilidade ao cliente que estará prestes a fornecer algum material biológico. Além disso, os jalecos são muito importantes para passar o sinônimo de higiene e também proteger o coletador de possíveis contatos com os materiais biológicos (sangue, urina, fezes, secreções).
Depois destas etapas de atendimento, o processo continua dentro do laboratório. As amostras são encaminhadas para a área técnica e depois à bioquímica para leitura. Nestes processos, o uso de jalecos, luvas e até mesmo óculos, é obrigatório! O jaleco vai evitar novamente que os materiais entrem em contato com o corpo.
Muitas vezes, dependendo da mistura bioquímica a ser realizada, como ácidos e formaldeído, é orientado que além do jaleco e demais EPIs, sejam utilizados também aventais para aumentar a proteção do colaborador. Em todos os casos, os jalecos servem para manter a integridade dos colaboradores. Somente na análise de água e alimentos, a principal função será de não contaminar as amostras. Neste caso os jalecos e toucas devem ser recicláveis, com um único uso.
Portanto, o uso de uniformes além de obrigatório em um laboratório de análises clínicas, é ideal para manter a integridade da equipe e transmitir confiança aos pacientes e a Suzan Uniformes fabrica todas as peças necessárias e exigidas dentro de um laboratório de análises clínicas.
Os jalecos podem ser confeccionados com tecido gabardine ou microfibra, podem ter gola tradicional ou de padre, e há a opção do jaleco com ribana na manga, que é muito indicado para evitar acidentes no momento da coleta e da triagem das amostras. A Suzan produz também calças em tecido gabardine ou brim e aventais. Para a recepção, toda linha de camisaria é produzida também. Todas as peças podem ser personalizadas com a cor desejada, bordado de logo, cor dos botões, tipo de manga e de gola, cor do filete e ainda outras opções. A Suzan entrega para todas as cidades do Brasil!
Visite toda a linha de produtos e conheça o que a Suzan Uniformes pode fazer para o seu laboratório!